quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Galhos x fios...

Dia 28.09.2008. Tarde: A brisa leve, como ventos e bolhas de calor que sobem no dia-a-dia. O fim de domingo sempre é marcado por sentimentos estranhos... um ar de mistério e de impaciência em nós para o começo de mais uma semana, de mais uma segunda-feira... É como se no embaço, na neblina, estivesse ainda a luz do dia para fazermos algo de útil. É como duas pequenas maritacas sobrevivendo à industrialização e ao pó da mediocridade humana. Mas espere! Um momento de sua atenção! Somente um momento! Pois a exteriorização de algo importante ainda está por vir; algo de surpreendente acontece em nossa região!

Os fios de eletricidade estão definitivamente tomando conta dos velhos e naturais galhos para nossas aves! Onde poderíamos encontrar aves senão nas copas das árvores, em seu ambiente natural? Onde mais poderíamos sentir o ar fresco da manhã, daquela brisa leve que paira na atmosfera dizendo que ainda existe uma razão e um motivo para cuidarmos de nós mesmos? Onde podemos ainda escutar o canto de pássaros em vez do zumbido de transformadores, de timers e de geradores de energia elétrica? Onde?

Que saudade dos tempos em que a Mantiqueira ainda não tinha asfalto: dos tempos que caminhávamos nas trilhas naturais em que colhíamos todos os finais de semana frutas, laranjas, amoras diretamente dos pés em nossa querida e velha Avenida Durval Nicolau. Quem não se lembra da velha porteira? Quem nunca a pulou e seguiu os passos até o Bairro Alegre pelas trilhas e pela mina que cortava as “entre-montanhas”? Que saudade da estrada de terra!

No mínimo nos resta reparar! E reparar no sentido literal! Vamos concertar os defeitos que nós mesmos, seres humanos, criamos. Vamos re-criar o destruído! E não se trata apenas da ação, trata de uma questão história, religiosa, cultural e humana que habita em cada um de nós, desde um simples jogar de papel de bala ao chão, uma bituca de cigarro, um saco de plástico de supermercado, um chiclete... tantos, mas tantos fatores que podem fazer diferença! Se cada um sanjoanese jogar um papel de bala no chão, são 80.000 pedaços! 80.000 que os pequenos e ilustres garis vão recolher, fazendo o serviço limpo da sujeira que você mesmo plantou!

Aborrece-me e muito pessoas que pensam que o simples não ocasiona diferença. Atordoa-me o coração saber daqueles que não prezam pelo simples! Ignorantes... tão somente ignorantes! Antes fossem burros, que não sabem o que estão fazendo ou falando; mas pensar que sabe e fazer o oposto é ignorância, e isto, é pior!

Vamos aguar! Vamos regar a flor da esperança e as mudas como se fossem e deveriam ter sido, desde o começo: nossas crianças! Vamos prezar o sol, como se fosse nosso Deus! Vamos ser amigos, vamos ter muitas famílias cada vez mais confiáveis e definitivamente compartilhantes! Vamos prezar a árvore, no pé da montanha, sendo iluminada por nós. Vamos abrir os olhos e perceber que não estamos sozinhos, mas caminhando sempre na mesma direção: do crescimento.

As fotos foram tiradas com o grupo Adventure Beer, na Pedra Balão de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, um refúgio de beleza natural, paz e harmonia com Deus, a poucos quilometros da cidade, onde ainda é preservado um pouco da natureza da região. As plantas e as mudas também foram plantadas lá, pelos integrantes do grupo no dia da árvore.

Faça sua parte: preserve a natureza, sempre!

Para as fotos completas do evento, clique aqui.

Dica: veja a galeria de imagens, no topo da página do lado direito, título "Flickr - Minha galeria de fotos", clicando nos respectivos links de seu gosto.

Nenhum comentário: