segunda-feira, 8 de março de 2010

Assim foi dito...

... na formatura de Ciências Contábeis da UNIFAE turma de 2006-2009:
"SATISFAÇÃO! Particularmente me sinto assim... Satisfeito! De mais a mais, qual seria a palavra que define a verdadeira conquista senão menos pela satisfação de ter cumprido um dever tão sonhado? Qual seria a razão de traçarmos tantos planos, tantas imaginações, tantas horas de nossas vidas procurando por aquilo que justamente nos completa?

Pergunto a vocês, Nobres Colegas de Classe, qual o verdadeiro propósito de nossas vidas quando escolhemos e traçamos nossos sonhos, senão a busca de nossa felicidade, regada à satisfação de termos conseguido efetivamente conquistá-la?

Costumo dizer aos meus amigos que os caminhos sempre nos são apresentados, como se fossem oportunidades, mas experimentá-las, desfrutá-las, e degustá-las cabe tão somente a nós, quando caminharmos sobre as alternativas até então desconhecidas.

A satisfação para mim nada mais é do que isso: ser tomado por uma sensação nostálgica de alegria, de comprometimento, de valoração pessoal e felicidade por um dever cumprido.

Mas a satisfação não é somente apresentada em nossas vidas em momentos gloriosos, como o dia de hoje. Ela faz parte de nosso dia-a-dia, percebida desde o mais simples fato até o mais severo acontecimento. Ela surge quando cumprimos a um simples dever; quando terminamos nossos relatórios; quando finalizamos os trabalhos diários; quando concluímos as experiências de nosso dia a dia; quanto recebemos nosso salário; quando somos correspondidos pelo amor; quando somos reconhecidos em nosso trabalho; quando somos compreendidos pelos membros de nossa tão familiarizada sociedade; quando rezamos; quando sorrimos; quando compartilhamos e quando abraçamos à acusa com ética, responsabilidade e perseverança.

A satisfação pode ainda ser tratada de inúmeras formas e possui significados diferenciados para cada ser humano. Necessário, pois, uma dose de valoração naquilo que nos empenhamos a conquistar. A valoração que a conquista nos oferece, pode ser medida pelo sacrifício dado para sua efetiva realização, de uma forma única, singular e benevolente, digna de respeito para a formação do caráter, personalidade e humildade, fatores essenciais do caráter humano.

Entendo que a função do orador da turma não é apresentar aos telespectadores os fatos pessoais que passamos durante a conquista de nosso objetivo.

Entendo que a verdadeira função é de transpor as expectativas e ditar palavras de conforto, de incentivo e motivação para seguirmos sempre em frente.

É meu dever demonstrar a vocês que por mais turbulentos os fatos que passamos em nossa vida cotidiana, continuamos a caminhar, sempre para frente, rumo ao novo e ao desconhecido onde encontramos a nossa verdadeira essência, o nosso verdadeiro “eu”, nosso verdadeiro sentido nesta vida, tão curta e maravilhosa que nos foi apresentada.

É justificar a cada um de vocês que valeu, vale e sempre valerá cada sofrimento que passamos, pois sempre são compensados pela verdadeira satisfação de termos a conquista como nosso grande triunfo.

É dizer que somos seres especiais, dotados de uma capacidade de conhecimento infinita, de uma flexibilidade imensa para a resolução de qualquer ínfimo problema e que dependemos sim, um do outro, para desenvolvemos a nossa capacidade de crescimento tanto físico como espiritual.

É minha meta implorar para que vocês nunca parem no tempo e nunca se sintam confortáveis demais, por assim dizer, pois o ócio é a permanência estática de nossos pensamentos, ridicularizando a vontade de viver.

Trabalhe! Não tenha vergonha disso. Você é o que você pensa. O hoje é o reflexo do passado. Trabalhe alternativas e não tenha medo, nunca, de desfrutar o novo! Bata a cara! Inove-se! Diariamente! Sinta-se satisfeito pelo o que têm mas seja sonhador e plante sementes de esperança para a melhora de sua pessoa. O efeito borboleta acontece para todos, e você pertence a este todo.

Cultive a amizade, a paciência e a humildade. São sentimentos únicos, já esquecidos em nosso meio. Um simples sorriso faz uma grande diferença.

A instituição nos deu tão somente as ferramentas para trabalharmos naquilo que verdadeiramente queremos e sonhamos. Utilize-as de forma consciente e trate o seu conhecimento como uma eterna busca, mas nunca, em hipótese alguma, desista, pois somente assim você obterá o tão grandioso e esperado sucesso.

Tire, diariamente o leite da pedra. Lembre-se que aquilo que você não gosta é o que você precisa trabalhar mais para o seu aperfeiçoamento. Trate as diferenças de uma maneira inovadora e eficaz, transformando o fardo em grandes possibilidades.

Estou satisfeito de ter vivenciado esta experiência com vocês, professores, alunos e amigos. Posso dizer do fundo de meu coração, que a sorte e sucesso que desejo a cada um de vocês são dignos de grande felicidade.

Resta, para mim, deixar um grande abraço e o desejo de maravilhosas conquistas.

Sejam vencedores!

Sempre!

Sucesso!"

As fotos...
01. Veja todas as fotos e descrições no servidor do flickr, em alta resolução clicando AQUI ou em qualquer foto acima deste post.
02. Outra opção é clicar no play abaixo e conferir o slideshow, porém sem as descrições e em resolução reduzida.

See more at Vimeo and Flickr. Do it!

Nenhum comentário: