sábado, 21 de março de 2009

Parque Estadual Vila Velha...

Dia 04: 24.02.2009
Neste quarto episódio, 3 visitas todas no Parque Estadual de Vila Velha: Furnas, Rochedos e Lagoa Dourada.

O
Parque Estadual de Vila Velha situa-se na cidade brasileira de Ponta Grossa, estado do Paraná. O parque está a vinte quilômetros a sudeste do centro de cidade e a cem quilômetros de Curitiba, capital do Estado. O governo estadual criou um parque pelo motivo de proteger 18 km² de formações rochosas.

1º As Furnas
As Furnas, conhecidas como "caldeirões do inferno" são crateras circulares com aproximadamente 100 m de profundidade e um volume de água que atinge a metade dessa profundidade. Em uma delas foi construído um elevador panorâmico que dá acesso ao seu interior sobre uma plataforma flutuante.

2º A Lagoa Dourada
A Lagoa Dourada com seus 320 m de diâmetro e uma profundidade máxima de 3 metros, tem um encanto especial, principalmente ao crepúsculo, quando refletidas pelo sol, suas águas tornam-se douradas. Ao seu redor a vegetação é densa e de grande porte.

3º Os Rochedos - Uma cidade em ruínas

Vista de longe no alto de uma colina, a Vila Velha lembra uma cidade medieval cercada de muralhas. Este conjunto de formações lembra uma cidade medieval em ruínas, com torres, castelos e formações diversas, que sob certo ponto de vista e dependendo da imaginação do observador lembram à animais, como cavalos, camelos, seres mitológicos como dragões, unicórnios, além das mais estranhas figuras que muitas vezes parecem flutuar no ar desafiando as leis da gravidade.

As exóticas formações em arenito da Vila Velha foram erodidas pela ação das chuvas e pelo forte vento sempre presente na região. A coloração das rochas é avermelhada semelhante a tijolos. As alturas médias das colunas de pedra e muralhas chega a vinte metros. Em alguns pontos, estas podem chegar a trinta metros ou mais em função do terreno acidentado. Os arenitos de Vila Velha com sua coloração avermelhada, dependendo da hora do dia da luz do Sol e da época do ano, ficam com uma aparência e coloração semelhante à mostrada em fotografias pelas naves norte-americanas que pousaram em Marte.

A História do Parque Estadual de Vila Velha

O parque foi criado, pela Lei nº 2.192, em 12/10/1953 com uma área de 3.122 ha. Em 1966 o conjunto Vila Velha foi tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. O governo estadual criou um parque pelo motivo de proteger 18 km² de formações rochosas.

Entre os anos de 2001 e 2004, o Parque foi fechado para visitação durante período de revitalização. Após esse processo, o patrimônio ganhou trilhas e, exclusivamente, visitas monitoradas por guias. O transporte entre as três área de visitação é feito através de micro-ônibus do parque. Desde então, carros particulares devem ser obrigatoriamente estacionados na recepção do parque (antes de 2001, o turista precisava se locomover com carro particular entre as áreas)

As fotos...
Clique nas fotos acima (53 no total) para visitar a galeria em alta resolução do dia.

Se preferir, clique "play" abaixo e nas "setinhas" da janela para visualizar em tela cheia.

Dica1: veja a galeria de imagens, no topo da página do lado direito, título "Galeria de fotos Flickr", clicando nos respectivos links de seu gosto (em especial "Principal Albuns" e "Principal Coleções").
Dica2: veja a galeria de vídeos, no topo da página do lado direito, título "Galeria de vídeos Vimeo", ou ainda filtre as postagens de vídeo na seção "Marcadores", clicando em "Vídeos".

Nenhum comentário: