quinta-feira, 5 de março de 2009

Eldorado...

Dia 05.03.2009.
E o carnaval de 2009 foi muito diferente, pelo menos para mim e para o grande amigo Célio que acompanhou-me na jornada pelo sul de nosso lindo país, especificamente no estado do Paraná.

Depois de algumas conversas com meu pai, decidi realizar um trajeto diferente pelo estado, mas confesso que era para visitar tão somente e apenas um lugar: a Caverna do Diabo. Comecei as pesquisas com meu pai Oscar e este me incentivou a visitar não somente a Caverna, mas Curitiba (apenas mais 350 km da Caverna) e outros lugares interessantes...

Já que estaria por perto, não custava nada andar mais uns quilômetros para conhecer novos lugares e relembrar de alguns outros antes esquecidos. De fato, acabamos por cruzar, por inteiro, o estado do Paraná, de Leste a Oeste, em diversos passeios... foram exatos 2.700 rodados e muitas novidades para contar para vocês!

Afinal, como, quando e quais foram os lugares que visitamos? Vou postar, cada dia um se possível, o nosso passeio, com os pontos principais que passamos e as fotos que justificaram cada minuto e cada momento bem vivido nas diferentes localidades e culturas...

Posso dizer que valeu a pena cada lugar visitado e esperamos que vocês gostem dos lugares que visitamos pelas fotos que tiramos, tudo bem? Então vamos lá!

Dia 01: 21.02.2009 - Sábado

Saímos de São João no sábado de manha, umas 06:30, com destino a uma cidadezinha pacata, tranqüila, quase a beira da BR que liga São Paulo a Curitiba, chamada Eldorado. Situada a 45 km de Registro, esta foi a nossa primeira parada. Depois de um intenso tráfego da BR para descermos a serra chegamos a cidade de Registro, ainda no estado de São Paulo (parte sul) quando saímos de nosso trajeto principal rumo a cidade de Eldorado, a 45 km de distância.

De lá, novamente mais 45 km rumo ao “Circuito das Cavernas”, compostas pelas cidades de Eldorado, Iporang e Apiaí (ver foto das cidades que participam deste circuito).

N
a verdade a “Caverna do Diabo” é somente uma das cavernas principais deste circuito. Não procuramos saber no total quantas são, mas pelo menos 3 existem, uma em cada cidade. Devido ao tempo, conhecemos somente uma e a principal, depois de subirmos uma bela serra rumo a sua entrada.

O parque encontra-se em boas condições de uso e de conservação. Confesso que desde minha primeira visita lá as exigências mudaram e muito! Hoje somente grupos de 12 pessoas acompanhado por guia respectivo podem realizar visitas. Para tanto é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 12,00 para entrada e respectivas visita, para manutenção da mesma.

Antigamente isso não existia e houve épocas que a caverna esteve fechada para a manutenção e recuperação conseqüente da degradação humana em excesso e sem controle. Ainda bem que os fatos foram mudados!

Conversando com a guia local, esta me disse que todo o trajeto da caverna já foi devidamente traçado e possui mapas via terrestre e via água. Amigos, a caverna é IMENSA. Não sei se pelas fotos que acabei tirando (que deveria ter levado um tripé básico) deu para ter uma noção básica deste tamanho. Mas para terem uma noção, são 10 km de extensão! Isso mesmo, 10.000 metros via terrestre e 8 km via água para atravessar da entrada até a saída da mesma. As pares estão repletas de estalactites, estalagmites e colunas, de formações gigantescas e milenares. O rio que passa (ver as fotos antes da entrada da caverna) é límpido e fresco. Simplesmente completo! Creio que a altura no trajeto que pode ser visitado pelas passarelas, somente 600 metros adentro, chega a elevados 20 a 30 metros. A sensação é fantástica e o lugar pode ser descrito como mágico de grande energia e uma transmissão de paz, serenidade, e quem sabe, até um pouco de medo e receio, quando caminhando pela passarela e subindo nos andaimes, você escuta lá em baixo o barulho da queda do rio... as goteiras de diversos pontos, com um profundo eco, distante e repetitivo... meio sombrio... meio maravilhoso... meio único!

E depois de 750 km andados, chegamos a cidade de Curitiba (as duas últimas fotos do álbum) onde ficamos por 3 dias, e que as fotos tiradas dos outros passeios virão em outros tópicos...

As fotos...
Clique nas fotos acima (57 no total) para visitar a galeria em alta resolução do dia.

Se preferir, clique aqui para ver o slideshow em tela cheia no seu computador e também em alta resolução ou no "play" abaixo.



Dica1: veja a galeria de imagens, no topo da página do lado direito, título "Galeria de fotos Flickr", clicando nos respectivos links de seu gosto (em especial "Principal Albuns" e "Principal Coleções").
Dica2: veja a galeria de vídeos, no topo da página do lado direito, título "Galeria de vídeos Vimeo", ou ainda filtre as postagens de vídeo na seção "Marcadores", clicando em "Vídeos".

Nenhum comentário: