quinta-feira, 12 de março de 2009

Graciosa e Ilha Mel...

Dia 03: 23.02.2009 – Segunda Feira
Neste terceiro episódio, duas visitas: Serra da Graciosa e Ilha do Mel.
Após uma calma chuva que acabou encobrindo a maravilhosa vista da baia de Curitiba no dia anterior, e com o nosso próximo ponto de visita já marcado para a Ilha do Mel de carro, sem fecharmos pacotes turísticos ou coisa parecida, decidimos ir novamente pela “Estrada da Graciosa” rumo ao litoral paranaense: primeiro porque não aproveitamos os pontos mais marcantes; segundo por causa do tempo e terceiro porque poderíamos visitar cada detalhe desta maravilhosa estrada. E foi o que aconteceu, quando acordamos naquela bela manhã ensolarada e paramos no portão principal, para descermos novamente a serra do mar...

A História da Estrada da Graciosa...
A Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Estado, interligando Curitiba às cidades de Antonina e Morretes.

A estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Por isso, em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

Datam do início do século XVIII as primeiras notícias sobre a pioneira Trilha da Graciosa, que deu origem ao trajeto. As obras de construção da estrada foram concluídas em 1873, tendo sido iniciadas logo após a criação da Província do Paraná, por ordem do seu primeiro presidente, Zacarias de Góis Vasconcelos. Até a metade do século XX, a Estrada da Graciosa permaneceu como única estrada pavimentada do Estado, sendo importante rota de escoamento da produção agrícola (café, erva-mate e madeira) do Paraná rumo ao Porto de Paranaguá e ao Porto de Antonina.

E após a decente visita da Graciosa, cruzamos Morretes e Antonina e seguimos viagem rumo a uma cidade que se chama Pontal do Sul, onde fica o posto central de controle de passageiros visitantes da Ilha do Mel. De lá compramos nossa passagem e fomos realizar os passeios da ilha...

A História da Ilha do Mel...
A Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná. A ilha é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado. A ilha, fazendo parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui um restrito programa de manejo. Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas.

Dos seus 2.700 ha apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

Em 15 de abril de 1982, a Ilha do Mel, por aforamento, foi transferida da União para o Estado do Paraná. A Fortaleza, o Farol e a Rádio Farol permaneceram sob o domínio da União; Em 1985, chega a água tratada; Em 21 de setembro de 1988, foi criada a Estação Ecológica da Ilha do Mel; Também em 1988, chega a energia elétrica, através de gerador à diesel, que funcionava até às 02:00 a.m., retornando no dia seguinte; Em 1998, através de cabos submarinos, a luz elétrica chega do continente, vinte e quatro horas por dia, seguindo também, para a Ilha das Peças e para a Ilha de Superagüi.

A travessia para a Ilha do Mel é feita com segurança, por barcos que saem de Pontal do Sul (30min - R$23) ou de Paranaguá (1h45min). Existem linhas regulares diariamente entre as 8h00 e 17h00, mas também podem ser fretadas embarcações em outros horários. Durante a temporada, os barcos partem a cada 30 minutos, e fora de temporada a cada hora cheia. Os destinos na Ilha são dois (ambos com trapiche para desembarque): Encantadas ou Nova Brasília (que também abrange Farol e Fortaleza). Existe também uma linha regular de barco entre Encantadas e Nova Brasília, que parte a cada hora.

As Atrações turísticas
As principais atrações turísticas da Ilha do Mel são:

* Farol das Conchas, Mandado construir em 1870 pelo Barão de Cotegipe, durante o reinado do imperador D. Pedro II, o Farol, feito de ferro fundido, com uma altura de 18 metros, vindo de Glasgow – Escócia, orienta os navegantes através do seu piscar, desde 1º de abril de 1872. Localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel, da mesma forma que lá de cima se pode observar quase toda a Ilha do Mel e região. Uma escada com quase 140 degraus leva até o alto do morro (que não conseguimos visitar devido ao mal tempo).

* Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, Único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769. No alto do Morro da Baleia, junto à Fortaleza, estão canhões e trincheiras de pedras. É o chamado “Labirinto dos Canhões”. Há também, um mirante, com uma incrível vista panorâmica. Chega-se até lá por trilha no morro.

* Gruta das Encantadas, fica situada na parte sul da Ilha e é um dos patrimônios naturais mais importantes da Ilha do Mel. No meio da Gruta, há uma rocha negra que corta o migmatito. Trata-se de um dique de diabásio. A Gruta se formou pela ação do mar sobre o diabásio, que é menos resistente que o migmatito. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.

* Istmo, localizado em Nova Brasília, o Istmo ou Passa-Passa (como é conhecido pelos locais), é a parte mais estreita da Ilha do Mel e sofre um processo de erosão desde 1930, porém atualmente, a água já não atravessa mais de um lado ao outro, como aconteceu em 1995. A largura hoje chega à 30 metros e somente nas grandes ressacas do mar, a água chega a atravessar.

As fotos...
Clique nas fotos acima (71 no total) para visitar a galeria em alta resolução do dia.

Se preferir, clique "play" abaixo e nas "setinhas" da janela para visualizar em tela cheia.



Dica1: veja a galeria de imagens, no topo da página do lado direito, título "Galeria de fotos Flickr", clicando nos respectivos links de seu gosto (em especial "Principal Albuns" e "Principal Coleções").

Dica2: veja a galeria de vídeos, no topo da página do lado direito, título "Galeria de vídeos Vimeo", ou ainda filtre as postagens de vídeo na seção "Marcadores", clicando em "Vídeos".

Nenhum comentário: