quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Lei do Amor - 2

Caminho da Fé 2011 - Clique para Galeria
"Meus caros companheiros de estudo, os espíritos aqui presentes voz dizem por minha voz: “Amai muito, para serdes amados”. Esse pensamento é tão justo que encontrareis nele tudo o que consola e ameniza as penas de cada dia.

E mais: ao colocar em prática esse sábio princípio, voz elevareis de tal forma acima da matéria que voz espiritualizareis antes de deixardes vosso invólucro terrestre. Tendo os estudos espíritas desenvolvido em voz a compreensão do futuro, tende uma certeza: a de continuais caminhando em direção a Deus, com todas as promessas que respondem às aspirações de vossa alma. Assim, deveis subir alto o suficiente para julgar sem as pressões da matéria, e então não condenar vosso próximo sem antes ter dirigido vosso pensamento a Deus.

Amar, no sentindo do profundo da palavra, é ser leal, honesto, consciencioso, e fazer aos outros o que desejaríamos para nós. É procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que atormentam nossos irmãos, a fim de levar-lhes alívio. É considerar a grande família humana como se fosse a vossa, pois voltareis a encontrá-la um dia em mundos mais adiantados, já que os espíritos que a compõe, são, como vós, filhos de Deus, predestinados a elevar-se ao Infinito. Por isso, é que não podeis recusar aos vossos irmãos o que Deus generosamente vos deu, pois vos também ficaríeis felizes se vossos irmãos vos dessem aquilo de que tivésseis necessidade. Daí, pois, a todos os sofredores uma palavra de esperança e de apoio, para serdes só amor e justiça.

Acreditai que estas sábias palavras: “Amai muito, para serdes amados” seguirão o seu curso. Essa máxima é revolucionária, e segue uma rota firme e invariável. Mas vós, que me escutais, já progredistes. Sois hoje infinitamente melhores do que a cem anos. Mudastes de tal modo para melhor que aceitais, sem por em dúvida, uma série de novas idéias sobre liberdade e fraternidade que outrora teríeis rejeitado. Então, daqui a cem anos, aceitareis com a mesma facilidade idéias que ainda não puderam ser assimiladas por vossa mente.

Hoje, quando o movimento espírita deu um grande passo, vede com rapidez as idéias de justiça e de renovação, contidas nas mensagens dos espíritos, são aceitas por parte do mundo inteligente. É que estas idéias refletem tudo o que há de divino em vos. É que estais preparados por uma semeadura abundante: a do último século, que implantou na sociedade as grandes ideias de progresso. E, como tudo se encadeia sob a direção do Altíssimo, todas as missões recebidas e assimiladas resultaram na mudança universal do amor ao próximo. Graças a ela, refletindo melhor e sentindo-se unidos como irmãos, os espíritos encarnados se darão as mãos para se escutarem, se entenderem e se amarem, acabando finalmente com todas as injustiças e discórdias existentes entre povos, em todos os confins do vosso planeta.

Esse grande propósito de renovação pelo espiritismo, tão bem exposto em o O Livro dos Espíritos, produzirá o imenso milagre do próximo século que é a união de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação desta máxima: Amai muito, para serdes amados.”

Sansão, antigo membro da Sociedade Espírita de Paris, 1863

Nenhum comentário: