terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Egoísmo

Bucólica, foto do Caminho da Fé Ramal Oeste (clique para visualizar)
"O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra porque impede a sua evolução moral. É ao espiritismo que está reservada a tarefa de fazer a Terra elevar-se na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, portanto, o alvo contra o qual todos os verdadeiros cristãos devem dirigir suas armas, suas forças, sua coragem. Digo coragem, porque é preciso mais coragem para vencer a si próprio do que aos outros. Que cada um, então, empenhe todos os esforços para combatê-lo dentro de si, pois esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias deste mundo. Ele é a negação da caridade e, conseqüentemente, o maior empecilho à felicidade dos homens.


Jesus vos deu o exemplo da caridade, e Pôncio Pilatos, o do egoísmo. Enquanto o Justo vai percorrer as santas estações de seu martírio, ou melhor, o caminho do calvário, Pilatos lava as mãos dizendo: “Que me importa!”. E disse aos judeus: “Este homem é justo, por que quereis crucificá-Lo?” Mas, no entanto, permite que O conduzam ao suplício.

É a esse antagonismo entre a caridade e o egoísmo, à contaminação por essa lepra que invadiu o coração humano, que o cristianismo deve o fato de ainda não ter cumprido toda a sua missão. É a vós, novos apóstolos de fé esclarecidos pelos espíritos superiores, que cabe a tarefa e o dever de extirpar esse mal, para dar ao cristianismo toda a sua força e descartar os obstáculos que lhe impedem a marcha. Expulsai o egoísmo da Terra, para que ela possa elevar-se na escala dos mundos, pois já é tempo de a humanidade crescer, mostrar-se adulta! Mas para isso é preciso, antes, banir do vosso coração o egoísmo.”

Emmanuel, Paris, 1861

Nenhum comentário: