domingo, 25 de abril de 2010

Pico do Gavião, via Mamonal...

Se existe um circuito que satisfaz o ciclista de uma forma completa é a chegada ao cume do Pico do Gavião, situado no município de Andradas, Minas Gerais. Para quem conhece o “pequeno-grande” trajeto sabe que este não é nada fácil, mesmo nas três alternativas básicas de subida pelo Estado de São Paulo: Águas da Prata pelo tão conhecido Caminho da Fé e São João da Boa Vista com duas alternativas, sendo uma pela Fazenda Cachoeira e outra pela Fazenda Mamonal, ambas com acesso pela estrada vicinal de Santo Antonio do Jardim.

Arredondando, são aproximadamente (dependendo do ponto inicial da cidade de São João, tomando-se pode base) 25 quilômetros de percurso. Para se ter uma idéia, a cidade de São João está situada a 760/780 metros de altura em relação ao nível do mar. Já o Pico está a 1.640 metros, ou seja, uma subida super mega razoável de mais de 800 metros (dobro da base), divididas em três partes que, confesso, não são nada fáceis.

Soma-se ainda a estas subidas, trechos de muita técnica, com cascalhos, pedras soltas e troncos que acaba exigindo muita atenção, esforço e perseverança do esportista. Por isso um treinamento de volume prévio, acompanhado de hidratação com água, isotônicos, e alimentos leves como frutas, barras de cereais e bolachas salgadas nunca são demais para superar este desafio.

De qualquer forma o único e tão sagrado presente para nós, praticantes deste maravilhoso esporte, é a estupenda vista pelo cume da região serrana da Mantiqueira. Esta parte da serra possui algumas peculiaridades e merece grande atenção para os que gostam de meditar, se concentrar e buscar a tão familiarizada paz, já tão esquecida em nosso cotidiano, paz esta que é atingida através da busca do equilíbrio entre o ser humano e nossa mãe natureza.

Por isso, se for visitar o Pico do Gavião deixo aqui um conselho: vá com tempo de sobra para APROVEITAR, DESCANSAR, SE ENCONTRAR E GABAR-SE do que a nossa região tem de melhor!

O Clube do Pico do Gavião (site) possui infra-estrutura com sanitários masculino, feminino e deficientes físicos, área de camping, lanchonete, loja para os praticantes de vôo, churrasqueira e acesso a internet via wireless de forma gratuita. Para a subida e visita, é necessário pagar uma taxa de administração e manutenção do clube, portanto, informe-se previamente pelo site!

Naquele feriadão do dia 21 de abril de 2010, o grupo aventureiro Adventure Beer planejou mais uma subida com alguns estreantes no trajeto São João da Boa Vita – Pico do Gavião, via Fazenda Manonal: Juninho Donni, João e Thales. Nosso grande amigo Reginaldo já conhecia o Pico, mas nunca tinha subido o mesmo de bike e confessou que, apesar da subida nada fácil foi muito gratificante ter conquistado a tarefa! Rogério Gomes, Marcos Borato, Jorge Dornellas, Udo Matiello e Sorriso, velhos de guerra, ajudaram e acompanharam nossos amigos dando um suporte (tão somente psicológico) naquelas subidas que nunca terminaram...

Enfim, posso dizer a você que foi sim um maravilhoso passeio, cheio de conquistas, energia, emoções e superações. Todas as feituras dos nossos guerreiros foram registrados para a eternidade pelos “clicks” do nosso amigo Marquinhos Borato (o meu muito obrigado pelas maravilhosas imagens!) que você poderá conferir aqui, neste blog.

Um grande abraço aos ciclistas! Todos vocês! Foram vencedores, cada um de sua maneira, mas dignos de respeito e valia! Desejo a vocês muitas outras conquistas e, para aqueles que não foram, deixo um convite para participarem e visitarem este lindo ponto turístico regional. Vale a pena!

Em tempo: Celsão! Você estava lá!

As fotos...
01. Veja todas as fotos e descrições no servidor do flickr, em alta resolução clicando AQUI ou em qualquer foto acima deste post.
02. Outra opção é clicar no play abaixo e conferir o slideshow, porém sem as descrições e em resolução reduzida.

See more at Vimeo and Flickr. Do it!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens por mais esse lindo texto!
Que a inspiração e o prazer de escrever sempre te acompanhem para nunca deixar de trazer inspiradores textos a nós, leitores!
Fique com Deus!
Beijo

Unknown disse...

Obrigadooooooooo
Tudo que a gente faz com carinho na vida é assim não é?
Pode deixar que eu sempre vou colocar ao máximo as novidades para todo mundo ver o que há de bom na nossa terrinha! Beijão!!!